©2018 by Ana Carvalheira

CURRICULUM VITÆ

Nasci em 1971 na planície Alentejana, em Vendas Novas. Aos 14 anos fui para Coimbra onde fiz o 9º ano no Liceu José Falcão. Com 16 fui para Oeiras e, depois de terminar o liceu, voltei a Coimbra. Tinha 18 anos quando conheci a Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. Depois de 5 magníficos anos de estudante, as decisões profissionais levaram-me para o Porto e daí para a Granja. Aprendi a trabalhar em equipa multidisciplinar no CAT de Aveiro, numa equipa liderada pela Dra. Isabel Prado e Castro onde estive 4 anos. Durante esse período todas as terças-feiras fazia a consulta de sexologia no Hospital da Universidade de Coimbra. Aí tive o privilégio de aprender em co-terapia com o Dr. Francisco Allen Gomes, meu mentor e bom amigo, com quem aprendi muitíssimo sobre sexologia e sobre a prática clínica. Escolhas pessoais levaram-me para Salamanca, onde fiz doutoramento em Psicologia da Sexualidade, na Universidade de Salamanca, com o Prof. Félix López. Era o ano de 2001 e nesta cidade voltei a ser estudante. Durante os 4 anos de doutoramento tive dois objectivos: estudar e viajar. Cumpri os dois o melhor que pude. Regressei depois a Lisboa em 2006, de novo guiada por razões pessoais, onde continuei o trabalho de investigação num pós-doutoramento no ISPA, que também me levou para Vancouver, Canada. Retomei a actividade clínica em Lisboa, agora no âmbito privado. Em 2010 nasceu o meu Filho Francisco e nasci eu como mãe. Passei a estudar um bocadinho menos e deixei-me deslumbrar com a maternidade. Enchi-me de amor e gratidão. Comecei a habitar mais o meu corpo e a experiência sensorial. Aprofundei o Yoga, fiz Biodanza, Paddle Surf, Tango Argentino. Em Londres, Bangor e Manchester fiz treino para ensinar Mindfulness, porque partilhar com os outros ajuda-me a consolidar a minha prática pessoal. Não podia ter entrado melhor na segunda metade da vida. Comecei a olhar para processo do envelhecimento como nunca antes. Vejo-o ao dia de hoje como um período de desenvolvimento cheio de desafios e possibilidades. Aceitei ser investigadora principal num projecto Europeu onde participam seis países, para estudar a sexualidade e a auto-imagem dos adultos séniores. Também mantenho as aulas no ISPA, mas é o trabalho clínico que define a minha identidade. Sou psicoterapeuta, mais do que investigadora. É no consultório com as pessoas que me procuram, onde mais aprendo sobre o ser humano. Estou muito grata a todos os que até hoje me procuraram e confiaram em mim.

 

Curriculum vitæ

Psicóloga Clínica, registada na Ordem dos Psicólogos com o número 7998, faz consultas privadas em Lisboa, Av. António Serpa, 32, 8ºC.

Terapeuta Sexual, formada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, 1995/97.

Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Lisboa, desde 2008.

Investigadora no William James Center for Research, no Ispa, Lisboa.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica em 2011/13.

Membro Associado da International Academy of Sex Research desde 2010.

Directora da Pós-graduação em Sexologia no Ispa - Instituto Universitário, 2ª edição em 2018/19.

Professora de Mindfulness certificada pela Breathworks, UK e Centre for Mindfulness Research and Practice, School of Psychology, Universidade de Bangor, País de Gales.

Pós-doutoramento no Ispa, Lisboa e no Sexual Health Laboratory, Universidade de British Columbia, Vancouver, 2006/12.

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Salamanca em 2006. Certificado de Doutoramento Europeu.

Mestre em Neuropsicologia Clínica, pela Universidade de Salamanca.

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra em 1995.


CV completo: CV Ana Carvalheira